top of page

O futuro sustentável do teste de endotoxinas chegou!

  • Foto do escritor: Cape Cod do Brasil
    Cape Cod do Brasil
  • 28 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

Reagentes sintéticos recombinantes: precisão, consistência e sustentabilidade - uma nova era para o teste de endotoxinas


O teste de endotoxinas está entrando em uma nova era com a chegada da nova geração de reagentes sintéticos recombinantes, desenvolvidos sem a utilização de animais. Esses reagentes estão disponíveis comercialmente desde 2003, sendo mencionados na Farmacopeia Europeia como método alternativo em 2016. Em 2018, o FDA aprovou o primeiro produto utilizando um reagente de fator recombinante em sua validação. Em 2021, a Farmacopeia Europeia reconheceu oficialmente o método sintético recombinante, e em maio de 2025, a Farmacopeia Americana através da publicação do capitulo USP ⟨86⟩, também validou seu uso.



Foto de Polina Tankilevitch/Pexels
Foto de Polina Tankilevitch/Pexels

No Brasil, a farmacopeia ainda não reconhece formalmente os reagentes sintéticos como método validado, sendo considerados, por enquanto, um método alternativo. Entretanto, os reagentes recombinantes representam o futuro dos testes de endotoxinas, combinando inovação, confiabilidade e sustentabilidade.


PyroSmart® NextGen: qualidade, confiabilidade e sustentabilidade


O PyroSmart® NextGen (PSNG) é um reagente sintético recombinante que utiliza a mesma cascata enzimática dos reagentes LAL tradicionais, produzidos a partir do sangue do caranguejo-ferradura. Dessa forma, garante resultados consistentes, precisos e comparáveis aos obtidos com reagentes LAL tradicionais.



PyroSmart® Next Gen – Arquivo Corporativo/Cape Cod do Brasil 
PyroSmart® Next Gen – Arquivo Corporativo/Cape Cod do Brasil 

Além disso, o PSNG elimina a reatividade cruzada com (1→3)-β-D-glucano, já que não contém o Fator G em sua formulação final. Sua fabricação recombinante reduz a dependência de recursos naturais, alinhando inovação à sustentabilidade e à responsabilidade social corporativa.



Comparativo de cascata LAL x Recombinante – Arquivo Corporativo/Cape Cod do Brasil
Comparativo de cascata LAL x Recombinante – Arquivo Corporativo/Cape Cod do Brasil

O reagente é cromogênico e pode ser utilizado em leitores de tubos Pyros Kinetix Flex (sensibilidade de até 0,001 EU/mL) ou em leitores de microplacas, como EPOCH, ELx e outros (sensibilidade de até 0,005 EU/mL).


Vantagens do PSNG


  • Livre de conteúdo animal;

  • Mesma cascata enzimática dos reagentes LAL tradicionais;

  • Sem interferência de glucanos;

  • Compatível com os mesmos instrumentos, softwares e etapas de preparo dos métodos fotométricos quantitativos;

  • Atende aos objetivos de sustentabilidade e segurança da cadeia de suprimentos;

  • Aprovado pela Farmacopeia Americana.


Por que escolher reagentes recombinantes?


A adoção de reagentes recombinantes, como o PyroSmart NextGen®, permite que laboratórios farmacêuticos mantenham resultados confiáveis e reproduzíveis, ao mesmo tempo que avançam em sustentabilidade e redução do impacto ambiental. Com a produção em instalações certificadas e licenciadas, os reagentes oferecem alta qualidade e segurança, garantindo que os ensaios de endotoxinas sejam precisos e consistentes.

Além disso, a implementação de tecnologias recombinantes ajuda a reduzir a dependência global de recursos naturais, como os caranguejos-ferradura, e melhora a especificidade e reprodutibilidade dos testes de endotoxinas, reforçando boas práticas de laboratório e responsabilidade social corporativa.


Nossa equipe está à disposição para esclarecer dúvidas e apresentar a nova geração de testes de endotoxinas sustentáveis, precisos e confiáveis.


Aguardamos seu contato!




 
 
 

Comentários


bottom of page